top of page

Dicas para uma viagem a Orlando

Tenho recebido algumas mensagens em que me fazem perguntas sobre como organizar  uma viagem a Orlando.

Embora eu não seja propriamente uma especialista na cidade, já a visitei algumas vezes e ADORO! 

Então, para compartilhar experiências e na intenção de ajudar o planejamento das viagens, resolvi escrever algumas dicas.

E lembre: garanta sua casa perto da Disney!

Aguardo seu contato.

1. Qual o número de dias ideal para uma primeira viagem a Orlando?

 

Algumas pessoas me perguntam quantos dias dedicar para uma viagem a Orlando.

 

Bem, já fui algumas vezes à cidade e sempre me divirto muito, há sempre ótimos passeios, mesmo para quem já foi várias vezes.

 

É  para quem vai pela primeira vez, com crianças, e quer conhecer os parques, que vou dedicar as próximas linhas. Tentarei resumir os parques mais importantes, sem a pretensão de esgotar todos, mas com a finalidade de ajudar na decisão sobre quanto tempo ficar por lá.

 

Para simplificar o assunto, adianto que 14 dias é o ideal para conhecer o que há de mais legal em Orlando. Vou explicar porque....

 

A Disney tem quatro parques temáticos: Magic Kingdom (com o castelo da Cinderela- https://disneyworld.disney.go.com/destinations/magic-kingdom/), Animal Kingdom (com atrações voltadas à vida animal, é quase um zoológico com brinquedos- https://disneyworld.disney.go.com/destinations/animal-kingdom/), Epcot (aquele da bola, que não é oca, há uma atração dentro - https://disneyworld.disney.go.com/destinations/epcot/) e Hollywood Studios (o menos infantil e talvez mais interessante para os adultos - https://disneyworld.disney.go.com/destinations/hollywood-studios/). O complexo dispõe ainda de dois parques aquáticos: Blizzard Beach (inspirado em uma “lenda” criada pela  Disney segundo a qual uma nevasca teria atingido a Flórida, o parque tem imitação de neve nos brinquedos - https://disneyworld.disney.go.com/destinations/blizzard-beach/) e Thyphoon Lagoon (que teria resultado de um imenso furação atingindo uma ilha, uma grande brincadeira que deixou um barco pendurado em cima de um topo – o símbolo do parque -https://disneyworld.disney.go.com/destinations/typhoon-lagoon/). Há ainda um parque indoor dedicado aos games DisneyQuest (https://disneyworld.disney.go.com/entertainment/downtown-disney/disney-quest-indoor-interactive-theme-park/), contando com cinco andares de games e alguns brinquedos que podem ser pilotados.

 

O ideal é reservar um dia de visita para cada parque temático da Disney, pois há atrações para todo um dia de diversão. Com o ingresso você pode ir pela manhã, voltar para casa e retornar ao parque à noite, para ver as queimas de fogos, que são muito interessantes. Legal também saber que quando se paga o estacionamento pela manhã não se paga no retorno, bastando exibir o comprovante do pagamento pela manhã.

 

A Universal Orlando (https://www.universalorlando.com/) tem dois parques - Universal Studios Florida e Universal’s Islands of Adventure (onde se localiza o World of Harry Potter). Todas as vezes que fomos, um único dia foi suficiente para ver os dois parques, eles ficam um ao lado do outro  e as atrações podem ser desfrutadas em um único dia. Há ingresso que permite  ir aos dois em um mesmo dia. Tíquetes online para o Universal podem ser adquiridos no link seguinte https://www.universalorlando.com/Theme-Park-Tickets/General-Admission.aspx

 

Sea World (http://seaworldparks.com/en/seaworld-orlando/Park-Info), é o parque em que há exibições de animais marinhos (aqueles espetáculos famosos de baleias e golfinhos). Vale muito a pena!

 

Se você estiver disposto a gastar, existe o Discovery Cove (http://www.discoverycove.com/), um parque aquático caro, mas que tem número limitado de visitantes e no qual cada pessoa pode nadar com  um golfinho! Já fui. É emocionante. O ingresso inclui todas as refeições e lanches  ao longo do dia.

 

Há ainda o Busch Gardens (http://seaworldparks.com/en/buschgardens-tampa), situado em Tampa (a cerca de uma hora de Orlando). É um parque lindo, com montanhas-russas radicais (as melhores segundo os que entendem, o que não me inclui. Veja a SheiKra http://seaworldparks.com/en/buschgardens-tampa/Attractions/Rides/SheiKra?from=Top_Nav) e ainda conta com outras atrações menos radicais. Há uma que aprecio em especial: o Serengeti Safari – é um passeio na caçamba de um caminhão, simulando um safári. Em um trecho o caminhão para e pode-se alimentar girafas, as crianças adoram e os adultos também (http://seaworldparks.com/en/buschgardens-tampa/Attractions/Exclusive-Park-Experiences/Serengeti-Safari?from=Top_Nav).

 

Um  passeio imperdível é o Kennedy Space Center, situado a uns 50 minutos de Orlando,  trata-se de um centro da NASA, com exibições de naves espaciais (a Atlantis está lá para vermos). Há uma praça com exposições de foguetes e com sorte vc pode até se programar e ir em um dia no qual haja o lançamento de um foguete. Dá uma olhada no site: http://www.kennedyspacecenter.com/. Até os adultos se emocionam!!!

 

Dependendo da época em que você vá, ir aos parques aquáticos pode ser muito legal. Além dos parques da Disney há o Aquatica (http://aquaticabyseaworld.com) e o Wet’n Wild. Não conheço o Wet’n Wild, mas o Aquatica é sensacional!

 

Bem, não apenas os parques são interessantes, mas vc deve reservar ao menos dois dias para compras, pois os preços, mesmo com o dólar em alta, são muito menores que os praticados aqui no Brasil.

 

Então, depois desse descritivo rápido, vamos conferir os dias do passeio: 4 dias para Disney; um dia Universal; um dia Sea World,  um dia Busch Gardens; um dia Kennedy Space Center; pelo menos dois dias para compras; pelo menos dois parques aquáticos (sugiro o Thyphoon Lagoon e o Aquatica) e um pouco de tempo para relaxar, pois a maratona é intensa.

 

No site informei a distância dos parques para a casa. Pode parecer longe 10 ou 15 km, mas Orlando é uma cidade que tem as ruas largas e o trânsito flui muito bem. Então um percurso de 15 km corresponde a 10 ou 15 minutos. A localização da casa é muito central e permite deslocamentos rápidos para todas as atividades.

 

Creia,  você nunca terá visto tantos sorrisos por metro quadrado quanto em Orlando! A cidade tem um astral excelente. É um lugar ao qual todos vão para se divertir e isto faz com que desfrutemos e voltemos renovados. As crianças voltam planejando novas visitas!

 

Tenho mapas de quase todos os parques e será um prazer fornecê-los para os que decidirem ficar na casa. Assim podem ir conhecendo os parques e fazendo planos.


2. Qual a melhor opção de ingressos na Disney?

 

 

Seus ingressos da Disney podem ser adquiridos com antecedência, pela internet (https://disneyworld.disney.go.com/tickets/). Ao final da compra você imprime um voucher que deverá apresentar em um guichê para trocar pelos bilhetes individuais para uso nos parques.

 

Para quem vai na primavera ou verão  - a melhor opção de  tíquete:

 

Se você vai durante o verão, época em que os parques aquáticos estão abertos, e quer conhecer todos os parques da Disney, a melhor opção para compra de ingressos  é a seguinte:

 

- ingressos para quatro dias, com a opção “Water Parks Fun and More”, com esse ingresso você poderá: ir a um parque temático por dia e usar quatro dias para outras atrações, que podem ser os parque aquáticos, o parque indoor, os campos de golfe ou o complexo de esportes.  Vale esclarecer que a cada dia você só pode ir a um parque, mas pode sair e voltar ao mesmo parque durante o mesmo dia. Então, você pode ir pela manhã, quando as atrações estão com menos fila, depois ir para casa dar uma descansada e desfrutar de uma piscina e depois pode voltar mais tarde, para ver as queimas de fogos, cada parque temático tem a sua (menos o Animal Kingdom) e são lindas. É importante também saber que se você vai de carro e paga o estacionamento pela manhã, na volta pode entrar sem pagar nova tarifa, bastando apresentar o comprovante do pagamento efetuado na manhã do mesmo dia.

 

Existe a opção de ingresso “Park Hopper”, com a qual você pode sair de um parque e ir para outro no mesmo dia, gastando só um ingresso,  entretanto, penso que o mínimo para conhecer um  parque é um dia completo; então, pagar a mais para alternar parques não me parece vantajoso.

 

O verão é uma época de chuva torrenciais  com durações não muito prolongadas. Se a previsão para o dia é de chuva e você quer aproveitar, o parque indoor DisneyQuest é uma boa opção, as crianças curtem os jogos e ficam protegidas da chuva.

 

Dos parques temáticos, o que dispõe de maior área para abrigar-se em caso de chuva as chuvas é o EPCOT, a maior parte dos brinquedos está protegida da chuva e no Worldshowcase (área ao  redor do lago que concentra pavilhões em homenagem a diversos países), em cada pavilhão há lojinhas, restaurantes e algumas atrações que permitem ao visitante se abrigar em caso de chuva e até mesmo continuar brincando enquanto chove lá fora.

 

Agora para aqueles dias de sol forte, uma boa alternativa é o Animal Kingdom, é o parque mais arborizado e sombreado da Disney. Dá para desfrutar um belo dia, mesmo com o sol a pino do verão de Orlando. Isto se você não quiser ir a  um parque aquático!

 

 

Para quem vai no outono ou  inverno a melhor opção de  tíquete:

 

No inverno os parques aquáticos costumam fechar e mesmo se algum estiver  aberto, acredite em mim, vai ser difícil aproveitar a água com temperatura mínima  média de 8 graus e máxima média de 20 graus. Não há piscina aquecida que valha a pena ao pensarmos em sair dela  para o ar gelado! Então, a melhor opção de compra de ingressos é a seguinte: quatro dias. Com essa opção, você poderá ir a um parque temático por dia,  podendo  sair e retornar ao mesmo parque,  no mesmo dia.

 

Se você pretender visitar o parque indoor DisneyQuest, é bom saber que o ingresso pode ser adquirido no balcão ($ 45 para adultos e $ 39 de 3 a 9 anos). Se essa for sua alternativa, pense em adicionar  a opção “Water Parks Fun and More” ao seu ingresso básico. Adicionar a opção irá custar $59, e mesmo que não vá aos parque aquáticos,    poderá  ir ao parque indoor ou aos campos de golfe, ou ao complexo de esportes, por 4 dias, podendo haver repetição da atração.

 

Existe a opção de ingresso “Park Hopper” (custo de  $59), com a qual você pode sair de um parque e ir para outro no mesmo dia, entretanto, penso que o mínimo para conhecer um  parque é um dia completo; então, pagar a mais para alternar parques não me parece vantajoso. É mais interessante dedicar um dia completo ao parque, indo pela manhã, descansando um pouco e retornando para as queimas de fogos (Wishes, Fantasmic ou   Imaginations).

3. Como aproveitar melhor os parques da Disney?

 

 

Já estive nos parques no verão e no inverno e as filas, pela manhã, em horário próximo da abertura dos parques, são bem menores!!!

 

 

Então, a primeira dica é: programe-se para ir aos parques pela manhã.

 

É importante também conhecer e usar o sistema Fastpass, que no ano de 2014 sofreu uma significativa mudança. Agora,  após comprar o ingresso, você pode entrar no site da Disney e marcar o Fastpass para seus brinquedos com até 30 dias de antecedência. Assim, você pode escolher até três brinquedos por parque, marcando antecipadamente os Fastpass. Após utilizar todos os Fastpass previamente marcados para o dia, você  pode dirigir-se a um quiosque dentro do parque e marcar Fastpass adicionais.  O link para amarcação dos Fastpass é o seguinte:  https://disneyworld.disney.go.com/plan/my-disney-experience/fastpass-plus/

 

Outra dica importante é baixar  o aplicativo MyDisneyExperience. Dentro dos parques da Disney você terá wi-fi grátis em todo lugar e com esse aplicativo é possível saber os tempos de espera dos brinquedos e outras informações importantes. Nele você também terá armazenadas todas as informações relativas a sua programação na Disney, como, por exemplo, todos os Fastpass marcados.  Informações sobre o aplicativo estão disponíveis no seguinte link: https://disneyworld.disney.go.com/plan/my-disney-experience/

 

Então, ficam as dicas: vá cedo, otimize o uso do FASTPASS, volte para casa e descanse um pouco, retorne ao parque para as queimas de fogos e, ficando no parque até próximo ao horário de fechamento, dê uma passada nos brinquedos que mais lhe agradam, para uma repetição ou para aproveitar aquele que ficou quase impossível durante o dia!

 

Nos parques aquáticos também é importante ir cedo, pois as cadeiras em locais sombreados acabam logo.

 

Outra dica importante é PROGRAME-SE para as atrações que têm horários definidos. Isto vale, em especial, para o Hollywood Studios, que tem um espetacular show  que mostra como são produzidos os efeitos especiais e como atuam os dublês (Lights, Motors, Action!® Extreme Stunt Show® - https://disneyworld.disney.go.com/entertainment/hollywood-studios/lights-motors-action-extreme-stunt-show/. O show é excelente, ousaria dizer que é a melhor atração do parque,  e só tem dois horários de apresentação (13:20 e 16:30 – confira no link), então, programe-se para não perdê-lo.

 

4. Posso conseguir descontos em compras nos parques?

 

Ao fazer refeições em lanchonetes ou restaurantes da Disney, fique de olho no tíquete do caixa, pois periodicamente a Disney lança promoções com descontos. Funciona assim: você faz um lanche/refeição e na parte final do seu tíquete vem escrito que se você fizer compras, entre o  horário de abertura dos parques e as 13 h, em lojas que eles listam no tíquete, terá um desconto de 20% nas mercadorias. É simples: vá a uma das lojas no horário estipulado, pegue suas mercadorias, leve ao caixa e apresente seu tíquete. O operador de caixa irá destacar a parte que corresponde ao cupom e você terá o desconto de 20%. É uma boa oportunidade de comprar produtos que são vendidos com  exclusividade nos parques. Então, olho nos tíquetes de restaurantes e concentre suas compras para desfrutar do desconto!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

       

 

        Foto de cupom de desconto da Disney

 

 

 

 

5 . Preciso alugar um carro em Orlando?

 

 Orlando é uma cidade em que as atrações são espalhadas geograficamente, não há metrô e  um carro é essencial. Além disto, você certamente vai querer fazer compras. As ruas são largas e o trânsito flui muito bem.  O custo do táxi, exatamente em razão das distâncias a percorrer,  acaba saindo  caro.

 

 

6 . Qual o melhor custo benefício para visitar os parques aquáticos?

 

Os parques aquáticos no verão  são uma atração imperdível. Vou tentar resumi-los.

 

A Disney tem dois: Typhoon Lagoon (tem uma iscina de ondas sensacional) e o Blizzard Beach (inspirado em uma lenda segundo a qual uma nevasca teria atingido Orlando, é uma grande brincadeira...). Conheço os dois e o Typhoon Lagoon é muito melhor que o Blizzard.

 

O Sea World tem o parque aquático chamado Aquatica, também muito bom, com muitas atrações interessantes, algumas radicais, mas a maioria de um "grau de dificuldade" médio. Me diverti muito lá.

 

Tem também o Wet 'n Wild, similar ao que existe próximo a Campinas/SP, mas com uma estrutura maior.

 

O mais caro de todos os parques aquáticos é o Discovery Cove, mas o preço tem a ver com a estrutura ofertada, pois no Discovery há um número limite de frequentadores por dia e as refeições estão incluídas. Ao comprar o ingresso vc tem direito a permanecer durante todo o dia, consumindo livremente tudo o que é disponibilizado, mas o preço é bem salgado. Também no Discovery Cove você tem a possibilidade de nadar com um golfinho. É uma experiência única, já fui e, embora muito caro, vale a pena. As fotos ficam maravilhosas!

 

Agora qual o melhor custo benefício?

 

--> O Aquatica tem um ingreso que considero muito interessante e econômico, pois ele inclui o acesso ao parque e comida/bebida ilimitada durante todo o dia, por 52 dólares/adulto. Veja o siteaquaticabyseaworld.com/en/…

 

Você não pode ir esperando uma comida gourmet, mas já fui ao Aquatica com esse ingresso e achei bem interessante, pois só as bebidas já compensam e a comida emborta meio fast food dá para enganar durante a permanência.

 

--> O Wet n Wild tem um ingresso que permite retornos ilimitados por até 14 dias consecutivos, por 47 dólares/adulto. É um ótimo preço se vc quer ir mais de uma vez. Olha o site:

 

www.wetnwildorlando.com/tickets_visitor.php

 

 

--> Agora uma boa dica para quem vai comprar ingressos para a Disney, é a seguinte: ao comprar os ingressos para os parques temáticos, se você optar pelo ingresso com o adicional 'WATER PARKS FUN & MORE", que custa 64 dólares para cada tíquete, a cada dia de parque temático que vc comprar, você terá direito a um dia adicional que você usará como quiser, podendo ser para parque aquático (Typhoon Lagoon e Blizzard Beach) ou parque de game (Disney Quest). Assim, por exemplo, se você compar um ingresso para três dias de parque temático e pagar o adicional de 64 dólares, ganhará a possibildiade de ir a três atrações adicionais (parques aquáticos ou Disney Quest ou Complexo de esportes). Esse é um adicional super vantajoso, pois o ingresso para apenas um parque aquático da Disney custa 58 dólares. A Disney explica tudo no link seguinte:

 

https://disneyworld.disney.go.com/tickets/

bottom of page